Rosário, Argentina

Porque ir a Rosário? Geralmente quando pensamos na Argentina, logo pensamos em Buenos Aires, Bariloche, Ushuaia, ou até mesmo Córdoba. Mas Rosário, o que tem lá? Rosário é uma cidade universitária com uma diversidade enorme de bares, restaurantes, para atender os estudantes boêmios. É difícil recomendar Rosário como um destino exclusivo para férias por um tempo prolongado, mas se a ideia é passar um final de semana como eu fiz, sem dúvida vale a pena dar uma conferida na cidade e aproveitar a culinária da Argentina.

Um pouco sobre Rosário…

Terra natal de Che Guevara e de Lionel Messi, Rosário é uma cidade de 1.2 milhões de habitantes com mais de 100.000 universitários distribuídos em mais de seis grande universidades. A cidade possui um dos melhores níveis educacionais da América Latina. Em termos econômicos, a cidade é um importante polo exportador de grãos, entretanto desde o inicio de 2013 o governo Argentino proibiu as exportações de trigo para evitar o aumento do pão [!] e talvez isto explica o aspecto um pouco decadente da cidade. Não que a cidade esteja deplorável, mas como muitas cidades da Argentina, inclusive Buenos Aires, ela tem um aspecto de que já teve dias melhores e carecem de uma boa manutenção.

rosario_argentina_falabella

Loja Falabella no centro de Rosário: os vitrais já tiveram dias melhores.

A cidade é bastante animada, com bares lotados e festivais de rua. Os parques garantem qualidade de vida e a arquitetura é especialmente rica – locais como a Boulevard Oroño, Calle Córdoba e o Teatro El Círculo mostra o quanto a cidade possui uma influência cultural Européia.

Quando ir e como chegar?

Como falei, Rosário é uma cidade universitária, então entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica vazia e o agito noturno diminui, o que pode ser bom e ruim, dependendo do ponto de vista. Entretanto, o verão é muito quente pois o clima é úmido e atrai uma quantidade absurda de mosquitos. Durante o inverno chove bastante, então a melhor época para visitar é primavera e outono.

Não é muito difícil de chegar em Rosário, pois há o Aeropuerto Isla Malvinas (ROS) e existe um vôo da Gol direto de Porto Alegre (POA). Entretanto o aeroporto irá fechar durante setembro e novembro de 2013 e data a condição econômica da Gol é pouco provável que esta operação irá continuar.

vuelo_poa_ros

O táxi a partir do aeroporto é barato e leva cerca de 25 minutos até o centro da cidade e custa uns ARS 90. Devem ter opções de ônibus, mas se você está acompanhado simplesmente não vale a pena se preocupar.

Onde ficar e o que fazer?

Eu fiquei no 1495 Apart Hotel um hotel central na avenida Mendoza cerca de 15 minutos da Calle Peatonal Córdoba, 20 minutos do Monumento à Bandeira e 10 minutos da Avenida Pellegrini. Não é uma região maravilhosa, mas é central e relativamente segura para caminhar durante a noite. O custo da diária para o quarto de casal é cerca de USD 70 com taxas inclusas. O café da manhã está incluso, embora não seja nenhuma maravilha. O hotel é muito limpo e a cama muito confortável, o quarto (apartamento, na verdade) era enorme. O hotel também oferece TV a cabo, e Internet rápida (5 MB no meu teste). O hotel também tem um serviço de câmbio com uma boa taxa de conversão para o dólar. :)

1495 Apart Hotel

1495 Apart Hotel

Um dos principais lugares para conhecer em Rosário é o Monumento à Bandeira (vide imagem principal do post). É um monumento imponente com uma grande praça onde ocorrem concertos ao ar livre e outros espetáculos. A cidade também tem diversos parque como o Parque España que tem uma grande escada e um calçadão que lota de gente correndo, andando de skate, roller, etc. Parque Urquiza onde tem complexo Astronômico da cidade, um Anfiteatro e a antiga Estação Ferroviária. É um pouco longe do centro, mas sugiro ir pois fica perto do belo Shopping Alto Rosário. Entretanto, o Parque Independência é o mais interessante e tem um laguinho artificial no meio, onde você pode andar de pedalinho e lota nos domingos. Outra boa pedida é caminhar pela Boulevard Oroño, uma das principais avenidas de Rosario e tem uma arquitetura maravilhosa.

Agora vou deixar vocês com algumas imagens de Rosário.

5 Comments on “Rosário, Argentina

    • Oi Rodrigo!
      Sim. Com certeza cinco dias são mais do que suficientes para explorar Rosário! Aproveite para conhecer os ótimos restaurantes e bares da cidade!
      Um abraço e boa viagem. :

    • Oi Rodrigo!
      Sim. Com certeza cinco dias são mais do que suficientes para explorar Rosário! Aproveite para conhecer os ótimos restaurantes e bares da cidade!
      Um abraço e boa viagem. :)

  1. Por favor indique em qual região de Rosario é bom para que duas senhoras se hospedem por ocasião do Reveillon. Local seguro, com comércio por perto de atrações tb. Obrigada

    • Oi Regina,
      Obrigado pelo seu comentário. Recomendo ficarem perto da Av. Pellegrini com Av. Francia, onde há bastante lojas, restaurantes e atrações. O parque da independência é ali pertinho e é bem agradável. Rosário é uma cidade segura, mas é sempre bom ficar atenta. :)

      Boa viagem!

Deixe seu Comentário