Londres, Inglaterra: Torre de Londres

Ainda no Reino Unido! Hoje gostaria de falar sobre a Torre de Londres (Tower of London)  um das atrações turísticas imperdíveis na Cidade de Londres (lembrem que Londres e a Cidade de Londres são duas coisas diferentes). As margens do Rio Tâmisa, a Torre de Londres é tombada como um patrimônios da humanidade pela UNESCO e também é a casa das Jóias da Coroa Britânicia. A Torre de Londres não é apenas uma torre, mas cerca 20 delas que foram erigidas ao longo de inúmeros reinados. Inicialmente a fortificação tinha o intuito de ser a residência real, mas a sua função foi alterada ao longo dos anos, sendo inclusive prisão onde se torturava os inimigos da monarquia (existem réplicas dos instrumentos de tortura, algo assustador). Atualmente, a Torre de Londres é apenas um museu, mas também possui diversos eventos culturais, inclusive batalhas estilo medieval e feiras da renascença com produtos comercializados na Idade Média. Vamos conhecer as maravilhosas histórias deste lugar!

london_tower_panorma

Panorama da Torre de Londres com a Tower Bridge ao fundo

Quando ir e como chegar?

A Torre de Londres é fácil de encontrar em no mapa pois fica perto da icônica e Tower Bridge (que a final foi batizada por causa da London Tower). A forma mais fácil de chegar é pelo Tube na estação Tower Hill (linhas Circle e District) onde você chegará ao fundos do castelo e pela direta irá até a bilheteria. A visita a Torre é bem cara 20,35 libras (mais ou menos R$ 70) mas tem desconto de 50% para estudantes, crianças e seniors.

O período de funcionamento o ano todo, exceto feriados mas preste a atenção no horários, pois varia conforme estação do ano e dia da semana. Durante o “verão” (março a outubro) é das 9h às 17h 30 terça a sábados e das 10h às 17h30 (entrada até 17h) domingo e segundas. E no inverno (novembro a fevereiro) é das 9h às 16h30 de terça a sábado e das 10h às 16h30 (entrada até 16h) domingos e segunda.

Veja o mapa completo da Torre de Londres.

Veja o mapa completo da Torre de Londres.

Um pouco da história…

Quem a construiu foi William, o Conquistador, em 1080, com o intuito de espantar invasores e assombrar a população local para amealhar-lhes respeito e submissão. Lembre-se que na época Londres era dominada pelos Romanos e William amavelmente tomou toda região de Londres. Na época, a Torre de Londres era o prédio mais alto da cidade. Serviu a todos os propósitos necessários durante sete séculos até se tornar obsoleta, por volta de 1830. No século 13, o prédio tornou-se residência real, quando o Rei Henrique III construiu ali edifícios palacianos. No século 14, os edifícios foram destruídos, e a Torre deixou de ser uma residência real.

Mas tarde, a Torre de Londres serviu como cárcere de importantes inimigos da monarquia. Lembram da expressão “Levem-no para a Torre!” (Send him to the Tower!) presente em diversos filmes? Sim. Esta é a Torre em questão!  Na Primeira Guerra Mundial, por exemplo, foram mortos na Torre onze espiões alemães. E, apesar de estar oficialmente fora de uso militar na Segunda Guerra Mundial, a prisão foi usada para enclausurar soldados inimigos. A última execução foi a do espião Josef Jakobs. Atualmente a Torre de Londres é ambiente familiar e histórico.

E como sempre, deixo vocês com nossa galeria de fotos. Até a próxima!

Deixe seu Comentário