Liverpool, Inglaterra: Imagens

Quando falamos de Liverpool, não tem como pensar em outra coisa a não ser nos “garotos de Liverpool”. É óbvio que estou falando dos Beatles! E de fato, eles estão por toda a parte pela cidade, desde o famoso Cavern Club na Mathew Street, que possui os instrumentos originais de quando os Beatles se apresentavam no Cavern até o Strawberry Fields (forever). Mas Liverpool tem muito mais a oferecer o que a memória dos Beatles e até se você não é fã dos Beatles e prefere o Dylan, tenho certeza que você irá gostar desta charmosa cidade portuária.

Um pouco sobre Liverpool…

Localizada a 330km de Londres. Liverpool inicialmente era uma vila de pescadores no século XII e transformou-se em um importante centro industrial e comercial da Inglaterra no século XIX por causa do porto. Assim, a arquitetura da cidade é composta por armazéns, fábricas e docas de mais de 200 anos. Isto é interessante pois há uma simbiose da arquitetura histórica com prédios modernos. As docas, Albert Docks, são tombadas como patrimônio histórico pela Unesco e ao lado, o museu de Liverpool possui uma arquitetura de vanguarda. Liverpool também é uma cidade universitária, com uma das melhores universidades do Reino Unido, a Universidade de Liverpool, entre outras. Com isto temos uma infinidade de lojas, cafés, restaurantes, bares e museus.

O que fazer?

O que fazer em Liverpool? Esta pergunta é fácil se você é fã dos Beatles. A primeira parada é o museu Beatles Story que reconstruiu minuciosamente a trajetória da banda, desde os Quarrymen até a carreira solo dos integrantes. Para navegar no museus tem um áudio-guia, não me lembro tinha Português, mas acho que sim, mas Espanhol eu sei que tem. É muito interessante pois o museu recria não só a história, mas também o ambiente ligado ao cotidiano dos Beatles, como a loja de discos, o escritório do empresário e até o próprio Cavern Club. Por falar no Cavern, ele ainda existe e abre todo os dia, com direito a performance do grupo cover oficial dos Beatles todas as quinta-feiras e sábado, consulte a programação pois é imperdível. O Cavern também promove o Magical Mystery Tour, onde um ônibus roda duas horas percorrendo diversos pontos dos Beatles. Também não deixe de fazer o passeio da National Trust para entrar na casa de Paul e John.

Mas, se você prefere Dylan, Liverpool tem outras coisas muito legais. O museu de Liverpool conta muito bem a história da cidade desde sua origem portuária até apogeu industrial e o seu declínio. Tem um pouco de Beatles no museu, mas não é tanto. O museu tem um infra-estrutura fantástica e uma vista única das docas no último piso e não custa nada para entrar. Ao lado temos o Albert Dock, o cartão postal da cidade onde encontram os antigos armazéns portuários. Além de diversas lojas, restaurantes e cafés, as docas também abrigaram o Tate de Liverpool com obras de Rodin, Picasso, Mondrian e outros artistas renomeados. Também não custa nada para entrar. O museu Marítimo de Liverpool também é imperdível, pois conta a história White Star Line, com uma exposição permanente do Titanic. Outro ponto turístico é a Catedral de Liverpool a maior igreja anglicana da Inglaterra e que é bem grande mesmo. Não custa nada para entrar na catedral.

Em fim, existem diversos pontos turísticos para você curtir em Liverpool! Confira as imagens e até o próximo destino!

Deixe seu Comentário